quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Projeto Bumba meu Boi

Luciara 11/08/2016
Escola Municipal Raimundo de Pano
Plano de Aula: Bumba meu Boi

Professora: Miriam Paula
TEMA: Folclore: Bumba meu Boi
1. CONTEÚDO
§  Folclore: Bumba meu Boi
§   Sucata.
§  Fantoche.
 2. OBJETIVOS
 2.1. Objetivos Gerais
§  Conhecer a festa popular do Bumba-meu-boi tradição em nosso município.
§  Aprender os elementos da festa, sua história, suas músicas.
§  Trabalhar com sucata pode para a confecção da miniatura do Bumba meu boi
§  Desenvolver o conceito de fantoche.
 2.2. Objetivos Específicos
§  Identificar a figura do Bumba meu Boi
§  Cantar músicas da festa do Bumba-meu-boi.
§  Comparar as diferentes formas que o Boi pode assumir, usando como base o vídeo apresentado.
§  Produzir fantoches do Bumba meu Boi com sucata, escolhendo cores e formas de sua preferência na decoração.
§  Confecção dos capacetes de papelão
3. PROCEDIMENTOS DE ENSINO
3.1. Incentivação
§  Exibição do vídeo “Bumba-meu-boi.
§   3.2. Desenvolvimento
§  Contação de história do Boi da catirina.
§  Audição de diferentes canções usadas na festa do Bumba meu Boi.
§  Produção de fantoches do Boi com sucata.
§   3.3. Conclusão
§  Brincadeira com o fantoche do Boi.
§  Apresentação da dança e encenação da morte do Bumba meu Boi.
 3.4. Formação de Hábitos e Atiudes
§  Aguardar a vez para falar.
§  Preservar os móveis e o material de uso coletivo.
§  Organizar o material ao fim da aula.
4. MATERIAL
§  Vídeo “Bumba meu Boi ” e o Boi da Catirina
§  Rolo de papelão (do papel higiênico).
§  Palitos de sorvete cortados ao meio.
§  Pote vazio de “Danoninho” para a cabeça do Boi.
§  Retalhos de cartolina colorida.
§  Miçangas, estrelinhas de papel laminado colorido, paetês, botões, fios de lã, etc.
§  Cola branca.
5. AVALIAÇÃO
5.1. Da aula
§  Observar se a turma está acompanhando a proposta e conseguindo corresponder às demandas da aula.
5.2. Do aluno
§  Identificação da figura do Boi;
§  Atenção para a história e as canções;
§  Produção do Boi de acordo com as instruções;
§  Dedicação à proposta da decoração e ao brincar com o Boi.


Um comentário: