segunda-feira, 22 de agosto de 2016

PROJETO ROTULOS E EMBALGENS DA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO EDUCAÇÃO INFANTIL


Justificativa

Os rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados podem ser grandes aliados no processo de alfabetização e letramento.
 Sabemos que os rótulos e as embalagens são grandes poluidores do meio ambiente, devemos sensibilizar os nossos alunos para a preservação ambiental.
Na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.

Objetivo
·         Leitura de diferentes rótulos
·         Reconhecer os diferente rótulos
·         Identificar as letras por meio dos rótulos
·         Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.
·         Estimular o faz de conta.
·         Sensibilizar os alunos quanto reciclagem do lixo
·         Valorizar e proteger o meio ambiente
·         Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança


 Recursos didáticos

·         Diferentes rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
·         Cartolina para montar os cartazes
·         Fita adesiva
    
Estratégias

1º Momento: Estudando o alfabeto através de rótulos
   
a) Solicitar para que os alunos tragam diferentes rótulos para a sala de aula;
b) Organizar junto com a turma um alfabeto com os rótulos;
c) Incentivar diariamente a leitura dos rótulos(leitura coletiva, leitura individual...quantidade de letras nas palavras, letra inicial e final...)

2º momento: Estudando os conceitos através dos rotulos


·          Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
·         Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.                 
·         Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.
·         Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.
·         Validade: informa até quando o produto estará bom para ser usado.
·         Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o produto.
·          
 3º momento classificação dos rótulos por produtos

Proponha que recorte e cole os produtos do folheto separando o que são alimentos e limpeza. Depois organize uma tabela usando os critérios de classificação  para organizar os produtos.

AVALIAÇÃO:

Avaliação do aprendizado da criança deverá acontecer  no decorrer do projeto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário