PROJETO
ROTULOS E EMBALGENS DA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO EDUCAÇÃO INFANTIL
Justificativa
Os
rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados podem ser grandes
aliados no processo de alfabetização e letramento.
Sabemos que os rótulos e as embalagens são
grandes poluidores do meio ambiente, devemos sensibilizar os nossos alunos para
a preservação ambiental.
Na
alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços
dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita
verbal e não-verbal.
Objetivo
·
Leitura
de diferentes rótulos
·
Reconhecer
os diferente rótulos
·
Identificar
as letras por meio dos rótulos
·
Estimular
a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos
alimentos.
·
Estimular
o faz de conta.
·
Sensibilizar
os alunos quanto reciclagem do lixo
·
Valorizar
e proteger o meio ambiente
·
Desenvolver
o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção
auditiva e visual da criança
Recursos
didáticos
·
Diferentes
rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
·
Cartolina
para montar os cartazes
·
Fita
adesiva
Estratégias
1º
Momento: Estudando o alfabeto através de rótulos
a)
Solicitar para que os alunos tragam diferentes rótulos para a sala de aula;
b)
Organizar junto com a turma um alfabeto com os rótulos;
c)
Incentivar diariamente a leitura dos rótulos(leitura coletiva,
leitura individual...quantidade de letras nas palavras, letra inicial e
final...)
2º
momento: Estudando os conceitos através dos rotulos
·
Produto -
é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis,
refrigerante,etc.
·
Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e
serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos
diferentes que será lido por um computador.
·
Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber
Castel, Antártica.
·
Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.
·
Validade: informa até quando o produto estará bom
para ser usado.
·
Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o
produto.
·
3º momento classificação dos rótulos por
produtos
Proponha que recorte e
cole os produtos do folheto separando o que são alimentos e limpeza. Depois
organize uma tabela usando os critérios de classificação para organizar os produtos.
AVALIAÇÃO:
Avaliação do aprendizado da criança deverá
acontecer no decorrer do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário