quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PROJETO ESTAÇÕES DO ANO EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO ESTAÇÕES DO ANO
EDUCAÇÃO INFANTIL
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO

JUSTIFICATIVA:
   O futuro está em nossas mãos! Pensando assim é necessário despertar nas crianças a conscientização pela natureza, criar na criança o senso de preservação.
   Tendo em vista a importância do entendimento da criança sobre a sequência do tempo, as mudanças e fenômenos naturais e do senso de preservação da natureza, este projeto visa possibilitar o entendimento da criança sobre as quatro estações do ano, suas características, ordem, vestuário e alimentação propícios a cada uma delas. Além de promover a compreensão das estações e dos ciclos da natureza, o projeto possibilita ainda o desenvolvimento do senso de preservação da natureza por meio de atividades que mesclam temas atuais à necessidade de uso sustentável dos recursos naturais e sua visibilidade para a vida do homem e animais.
   Este projeto tem por objetivo trabalhar todas as estações do ano, mas, que, a estação primavera seja aprofundada destacando suas características principais, como discussão maior. Sabemos que a mesma, traz consigo, o agradável aroma de liberdade, de inovação, de alegria e de cores variadas e suas flores. Nesse sentido trabalharemos ainda o dia da arvore. Sendo a árvore  o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.

OBJETIVO GERAL:
   Fazer com que as crianças reconheçam e saiba diferenciar as estações através de suas características, principalmente a primavera, o dia da arvore e sensibilizar as mesmas para a preservação do meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:
·      Desenvolver a percepção sensório-motora, a observação, a apreciação do meio ambiente externo e interno.
·      Identificar as estações do ano;
·      Reconhecer as características de cada uma das estações;
·      Comemorar o Dia da Árvore, aproveitando para despertar a consciência ecológica nos alunos.
·      Mostrar a importância das árvores para o planeta
·      Sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos
·      Promover o cuidado com o meio ambiente.
·      Reconhecer a importância da árvore em nosso cotidiano.
·      Sensibilizar a comunidade sobre o plantio de árvores e os cuidados que elas exigem.
·      Observar o ambiente em que se vive
·      Desenvolver atividades sobre as estações do ano

Conteúdos:
·      Atividades orais e escritas.
·      Músicas e danças
·      Pinturas, dobraduras, recortes e colagens.
·      Exposição dos trabalhos
·      Multidisciplinaridade entre as atividades, abrangendo as diversas matérias.
·      Montagem de painéis abrangendo os dois assuntos (primavera e dia da arvore).
·      Recitar poesias;
Avaliação:
   A avaliação deve ser realizada através da observação diária dos alunos, envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do grupo e compreensão do assunto tratado. Também devem ser consideradas as manifestações apresenta das durante o desenvolvimento do projeto.


Culminância:
Passeio ecológico, no dia da árvore e desfile no dia da primavera.
Roda de conversa:
Conceitos:

O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorada no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.
No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.
Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global.
A Primavera
Que dia começa a primavera?
A Primavera começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro.
É a estação das flores e você pode trabalhar esta estação com diversas atividades para a educação infantil.

O Verão

O Verão se inicia quando?
O Verão começa de 21 de dezembro e se estende até 21 de março.
É a estação mais quente do ano.

O Outono

 

Quando começa o Outono?
O Outono começa em 21 de março a vai até 21 de junho.

O Inverno

Qual a data de início do Inverno?
O inverno tem início em 21 de junho e termina em 23 de setembro. É a estação mais fria do ano, como consequência da menor incidência de luz solar sobre a superfície terrestre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário