terça-feira, 6 de setembro de 2016

Projeto Maleta de Leitura


ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCIARA
    

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO LUCIARA-MT
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO
                                        E-mail: emrpluciara@hotmail.com
Professora responsável pelo projeto: Miriam Paula Nunes de Aguiar Esteves
Técnica em assuntos Educacionais: Keila Ribeiro Sousa Freitas
Contação de história
                                 Projeto: Maleta de leitura
1.Justificativa-O projeto contará com uma maleta confeccionada pelos professores de cada turma ,onde ela deverá ser confeccionada e enfeitada para que os alunos possam interagir com os familiares no momento de leitura. Dentro da maleta constará um livro, uma caixa de lápis de cor, uma caixa de giz de cera e papel A4, para que as crianças possam fazer o registro do livro através de desenho, ou escrita. Trata-se de uma estratégia válida para aquisição do hábito de leitura, onde a participação da criança em situação de leitura e à disposição dos pais em ajudá-los, poderá revelar-se o mundo fascinante dos livros.
Objetivo geral:
Propor leitura através do projeto “Maleta de Leitura”. Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, incentivando o habito de ler e estimular a criatividade dos alunos, sistematizando o prazer de ler. Os pais e professores devem ser fundamentais nesse processo sendo os mediadores entre a criança e os livros.

Objetivos específicos:
·         Proporcionar o contato livros;
·         Incentivar a leitura;
·         Promover situações que favoreçam o desenvolvimento do letramento junto aos alunos;
·         Proporcionar situações que favoreçam o contato das crianças com exercício da leitura e da escrita para que com as intervenções necessárias avancem em suas hipóteses.
·         Trabalhar o reconto;
·         Estimular a linguagem oral;
2. Objetivos para o aluno
• Ampliar o conhecimento em relação à linguagem através de situações que propiciem o levantamento de hipóteses de leitura e escrita;
 • Conhecer o uso social da leitura e da escrita;
• Ampliação do vocabulário e da oralidade;
 • Desenvolver a capacidade de atenção e concentração nas situações comunicativas como leitura, conversa e registro.
3. Objetivos para os familiares Participar das atividades e conhecer conteúdos de sala de aula.
Orientações didáticas
_ Incentivar diversas estratégias, como: Tapete de histórias confeccionados em TNT e EVA, fantoches, teatro, desenhos etc.
- Chamar atenção para diferentes usos da língua;
-Explicar para as crianças sobre o projeto, sua importância, seu processo e seu funcionamento.
_ler para aquelas crianças que ainda não sabem ler;
-Ajuda-las no registro da atividade do livro, para registro da professora;
-Cuidar para que não estraguem a maleta e os matérias que vão nela.
 Etapas para as professoras
 -Decoração da mala;
-Colocar à disposição das crianças diversos livros e promover a participação na escolha dentre os mesmos;
 - Organização do caderno de registro das atividades do livro;
-Organizar as atividades do livro em pastas para que fique arquivado e seja exposto somente no encerramento do projeto.
-Incentivo do reconto;
-Fazer registro das apresentações dos alunos através de fotos , filmagens, e áudios.
-Reforma e cuidados da maleta se necessário;
-A professora deverá ter uma ficha de controle do aluno que pegou o livro na semana. Ex: nome, livro e data.
4. Desenvolvimento
Iniciar o projeto contando uma história em sala de aula para que os alunos entendam como deverão proceder em casa, pois se tratam de alunos da educação Infantil.
Para que a história se torne atrativa para os alunos e para quem as ouve, poderão ser utilizadas diversas estratégias, como: Tapete de histórias confeccionados em TNT e EVA, fantoches, teatro, desenhos etc.
-Os alunos deverão levar a mala para casa, lá permanecerá por três dias, sempre levando as sextas feiras e retornando com a mesma na segunda-feira, para quê os pais ou outros familiares possam fazer a leitura junto com a criança.
A cada semana, um aluno levará para casa a maleta de leitura contendo vários objetos dentro, e o livro escolhido por ele (a) para ler, fazer o registro e preparar uma apresentação.
Desta forma ela e a família terão tempo de ler a história e preparar de forma criativa uma apresentação do livro para socializar sua aprendizagem com a turma.
Será preparada uma ficha para que a criança leve para casa, onde nela terá uma orientação para que os pais ajudem e participem do projeto. Uma ficha de leitura, onde as crianças com a ajuda dos pais preencherão com data, nome do livro, autor (a),editora, ilustrador e o desenho da história. Nela também a criança terá a oportunidade de marcar o que achou da história, pois elas pintarão carinhas que relatam se gostaram, não gostaram, ou gostaram um pouco da história.
-Será necessária uma reunião com os pais para a apresentação do projeto, para que entendam e participem com seus filhos com entusiasmo e responsabilidade para um bom resultado do projeto.
-Fazer uma ficha para o relato de depoimento dos pais dos alunos. Pois estes participarão ativamente do projeto. São peças fundamentais para que tudo dê certo.
5. Critérios para a escolha do melhor leitor do ano
A. O aluno (a) que melhor cuidou do material e da maleta.
B. Fez a atividade de casa do livro, ou seja, melhor desenho e melhor texto.
C. Apresentar de forma criativa o reconto do livro.
6. Critérios de desempate
Melhor apresentação da obra lida no evento de final do projeto.
7.Premiação dos alunos
Serão escolhidos seis alunos:
3 entre o pré 2(4 anos) e o pré 3(5 anos)
Onde serão:
 1° lugar: Um tablete
2°lugar: um livro
3°lugar: um livro
3 do 1° ano
1° lugar: Um tablete
2°lugar: um livro
3°lugar: um livro
Todos os participantes ganhadores receberão também um certificado de melhor leitor do ano.
8. Premiação para a família
_O pai que seu filho seja premiado como primeiro lugar ganhará como incentivo um brinde (lembrancinha).

9. Referencias:
Guia Pratico da educação Infantil, editora Escala, Edição 148/Maleta de leitura-incentive a Contação de história dos filhos para os pais.








                                          

















            ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCIARA
    CNPJ 03.503.620/0001-3

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO LUCIARA-MT
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO
                                        E-mail: emrpluciara@hotmail.com

                                        PAPAI E MAMÃE
     É COM MUITA ALEGRIA QUE NESTA SEMANA LEVO PARA CASA A MALETA DE LEITURA.

ESTE É UM MOMENTO MUITO IMPORTANTE PARA MIM E CONTO COM VOCÊS PARA ME AUXILIAREM NESTA TAREFA. OUVINDO-ME OU LENDO PARA MIM A HISTÓRIA ATÉ QUE EU SAIBA CONTAR A HISTÓRIA SOZINHA (O).

NA MALETA HÁ UM LIVRO, UMA CAIXA DE LÁPIS DE COR, UMA CAIXA DE GIZ DE CERA E PAPEL PARA QUE EU POSSA DESENHAR SOZINHO E ESCREVER O QUE EU ENTENDI DO LIVRO.

APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA, DEVO PREENCHER A FICHA DE LEITURA. E SE VC QUISER, PODERÁ ME AJUDAR CRIANDO DIVERSAS ESTRATÉGIAS, COMO: TAPETE DE HISTÓRIAS CONFECCIONADOS EM TNT E EVA, FANTOCHES, TEATRO, ETC.
         NO DIA ________  VOU APRESENTAR A HISTÓRIA PARA OS MEUS COLEGAS. PARA ISTO DEVO OUVIR ENTENDER E TREINAR A LEITURA COM VOCÊS ANTES. (ESTA ETAPA É MUITO IMPORTANTE DEPENDO DELA PARA FAZER BEM BONITO JUNTO AOS MEUS COLEGAS).


A PASTA DEVERÁ VOLTAR COMIGO NO DIA________, JUNTAMENTE COM TODOS OS MATERIAIS QUE NELA ESTAVAM.
BEIJOS!
SEU (SUA) FILHO (A).







FICHA DE LEITURA

DATA:____/____/_____

NOME DO LIVRO:__________________________

_________________________________________


AUTOR(A):_________________________


EDITORA:__________________________


ILUSTRADOR (A):__________________________

DESENHO DA HISTÓRIA.




MARQUE O QUE VOCÊ
ACHOU DA HISTÓRIA.















     
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário