quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PROJETO ESTAÇÕES DO ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1ºANO

PROJETO ESTAÇÕES DO ANO
ENSINO FUNDAMENTAL 1ºANO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO

JUSTIFICATIVA:
   O futuro está em nossas mãos! Pensando assim é necessário despertar nas crianças a conscientização pela natureza, criar na criança o senso de preservação da natureza, diferenciar as estações do ano suas características e sua visibilidade para a vida do homem e animais. Este projeto tem por objetivo trabalhar todas as estações do ano, mas o foco principal será a estação primavera, sabemos que  a mesma, traz consigo, o agradável aroma de liberdade, de inovação, de alegria e de cores variadas. Pode, certamente, ser um elo entre suas flores e a grandeza da paz. O meio em que vivemos só se torna belo se convivermos em harmonia uns com os outros. Além de promover a compreensão das estações e dos ciclos da natureza, o projeto possibilita ainda o desenvolvimento do senso de preservação da natureza por meio de atividades que mesclam temas atuais à necessidade de uso sustentável dos recursos naturais, nesse sentido trabalharemos ainda o dia da arvore. Sendo a árvore o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
OBJETIVO GERAL:
   Fazer com que as crianças reconheçam e saibam diferenciar as estações através de suas características, principalmente a primavera e também o dia da arvore, despertando para a preservação do meio ambiente.       
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:

·      Desenvolver a observação, a apreciação do meio ambiente externo e interno.
·      Identificar as estações do ano;
·      Reconhecer as características de cada uma das estações;
·    Aprender a ordem das estações do ano;
·    Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·    Desenvolver a consciência ambiental.
·      Comemorar o Dia da Árvore, aproveitando para despertar a consciência ecológica nos alunos.
·      Mostrar a importância das árvores para o planeta
·      Reconhecer a importância da árvore em nosso cotidiano.
·      Sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos.
·      Promover o cuidado com o meio ambiente.
·      Desenvolver as características das estações do ano;
·      Incentivo à leitura e a escrita;

Conteúdos:
·      Discussão sobre o aquecimento global (não em termos científicos, mas exemplificando, as queimadas em nosso município, seca do Rio Araguaia). E etc.....
·      Poluição ambiental (lixo nas praias, rios e lagos  de nosso município).
·      Atividades orais e escritas.
·      Músicas e danças
·      Pinturas, dobraduras, recortes e colagens.
·      Exposição dos trabalhos
·      Multidisciplinaridade entre as atividades, abrangendo as diversas matérias.
·      Montagem de painéis abrangendo os assuntos: (primavera, dia da arvore e poluição ambiental).
·      Recitar poesias;

Avaliação:
   A avaliação deve ser realizada através da observação diária dos alunos, envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do grupo e compreensão do assunto tratado. Também devem ser consideradas as manifestações apresenta das durante o desenvolvimento do projeto.


Culminância:
Passeio ecológico no dia da árvore e desfile no dia da primavera.

Sugestão:


Conceitos:

O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorada no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.
No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.
Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global.
A Primavera
Que dia começa a primavera?
A Primavera começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro.
É a estação das flores e você pode trabalhar esta estação com diversas atividades para a educação infantil.

O Verão

O Verão se inicia quando?
O Verão começa de 21 de dezembro e se estende até 21 de março.
É a estação mais quente do ano.

O Outono

 

Quando começa o Outono?
O Outono começa em 21 de março a vai até 21 de junho.

O Inverno

Qual a data de início do Inverno?
O inverno tem início em 21 de junho e termina em 23 de setembro. É a estação mais fria do ano, como consequência da menor incidência de luz solar sobre a superfície terrestre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário