PROJETO
ESTAÇÕES DO ANO
ENSINO
FUNDAMENTAL 1ºANO
ESCOLA
MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO
JUSTIFICATIVA:
O futuro está em nossas mãos!
Pensando assim é necessário despertar nas crianças a conscientização pela
natureza, criar na criança o senso de preservação da natureza, diferenciar as
estações do ano suas características e sua visibilidade para a vida do homem e
animais. Este projeto tem por objetivo trabalhar todas as estações do ano, mas
o foco principal será a estação primavera, sabemos que a mesma, traz consigo, o agradável aroma de
liberdade, de inovação, de alegria e de cores variadas. Pode, certamente, ser um
elo entre suas flores e a grandeza da paz. O meio em que vivemos só se torna
belo se convivermos em harmonia uns com os outros. Além de promover a
compreensão das estações e dos ciclos da natureza, o projeto possibilita ainda
o desenvolvimento do senso de preservação da natureza por meio de atividades
que mesclam temas atuais à necessidade de uso sustentável dos recursos
naturais, nesse sentido trabalharemos ainda o dia da arvore. Sendo a árvore o maior símbolo da natureza. Ela
proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a
umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a
erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
OBJETIVO
GERAL:
Fazer com que as
crianças reconheçam e saibam diferenciar as estações através de suas
características, principalmente a primavera e também o dia da arvore,
despertando para a preservação do meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:
· Desenvolver
a observação, a apreciação do meio ambiente externo e interno.
· Identificar
as estações do ano;
· Reconhecer
as características de cada uma das estações;
· Aprender a ordem das estações do ano;
· Desenvolver a imaginação e a criatividade;
· Desenvolver a consciência ambiental.
· Comemorar
o Dia da Árvore, aproveitando para despertar a consciência ecológica nos
alunos.
· Mostrar
a importância das árvores para o planeta
· Reconhecer a importância da árvore em nosso
cotidiano.
·
Sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os
seres vivos.
· Promover
o cuidado com o meio ambiente.
· Desenvolver
as características das estações do ano;
· Incentivo
à leitura e a escrita;
Conteúdos:
· Discussão
sobre o aquecimento global (não em termos científicos, mas exemplificando, as
queimadas em nosso município, seca do Rio Araguaia). E etc.....
· Poluição
ambiental (lixo nas praias, rios e lagos
de nosso município).
· Atividades
orais e escritas.
· Músicas
e danças
· Pinturas,
dobraduras, recortes e colagens.
· Exposição
dos trabalhos
· Multidisciplinaridade
entre as atividades, abrangendo as diversas matérias.
· Montagem
de painéis abrangendo os assuntos: (primavera, dia da arvore e poluição
ambiental).
· Recitar
poesias;
Avaliação:
A avaliação deve ser realizada
através da observação diária dos alunos, envolvimento, interesse, participação,
comprometimento, respeito aos colegas do grupo e compreensão do assunto
tratado. Também devem ser consideradas as manifestações apresenta das durante o
desenvolvimento do projeto.
Culminância:
Passeio ecológico no dia da árvore e desfile no dia da primavera.
Sugestão:
Conceitos:
O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo,
mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorada no dia 21 de setembro, devido
à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento
de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à
cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore,
representante direta de nossa imensa riqueza natural.
No dia 21 de março também se comemora o Dia
Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve
lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela
proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a
umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a
erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
Cada região brasileira escolheu uma árvore
típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a
carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o
pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.
Devemos valorizar as árvores e contribuir para
a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento
global.
A Primavera
Que dia começa a primavera?
A Primavera começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro.
A Primavera começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro.
É a estação das flores e
você pode trabalhar esta estação com diversas atividades para a educação
infantil.
O
Verão
O Verão se inicia quando?
O Verão começa de 21 de dezembro e se estende até 21 de março.
O Verão começa de 21 de dezembro e se estende até 21 de março.
É a estação mais quente do
ano.
O
Outono
Quando começa o Outono?
O Outono começa em 21 de março a vai até 21 de junho.
O Outono começa em 21 de março a vai até 21 de junho.
O
Inverno
Qual a data de início do Inverno?
O inverno tem início em 21 de junho e termina em 23 de setembro. É a estação mais fria do ano, como consequência da menor incidência de luz solar sobre a superfície terrestre.
O inverno tem início em 21 de junho e termina em 23 de setembro. É a estação mais fria do ano, como consequência da menor incidência de luz solar sobre a superfície terrestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário