quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS EDUCAÇÃO INFANTIL

ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO
PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA:
     De acordo com o REFERENCIAL CURRICULAR para a educação infantil: “É através da brincadeira que a criança experimenta descobre, cria e exercita suas habilidades, tanto psicomotoras quanto cognitivas e afetivas, através da atividade lúdica que ela estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração da atenção” Pensando nisto, acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento. Esperamos proporcionar as nossas crianças momentos de convivência saudável, que se tornem mais afetuosos, aprendam a dividir o espaço e os brinquedos com os colegas, exercitem o corpo e a mente desenvolvendo a criatividade e iniciativa. Enfim, que desenvolvam valores importantes na formação do ser humano.
   “O brinquedo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo, o brinquedo educativo conquistou espaço na educação infantil. Quando a criança está desenvolvendo uma habilidade na separação de cores comuns no quebra-cabeça à função educativa e os lúdicos estão presentes, a criança com sua criatividade consegue montar um castelo até mesmo com o quebra-cabeça, através disto utiliza o lúdico com a ajuda do professor.”
                                                                                                                      (KISHIMOTO, 2001, p.36-37)


OBJETIVO GERAL:
·         Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa, desenvolvendo o senso crítico, a socialização, a aceitação a regras impostas pela brincadeira, espírito cooperativo, etc.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Aumentar o repertório de brincadeiras infantis;
·         Participar de situações de socialização;
·         Registrar de diferentes formas, o brincar.
·         Desenvolver a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo.
·         Aprender a brincar respeitando regras e limites
·         Desenvolver a coordenação motora global, fina, ginástica, dança, desenvolvimento da memória e despertando a curiosidade. (lúdico)




AVALIAÇÃO:

          Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto à incorporação de valores.

 CULMINÂNCIA:
        Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças.




APLICAÇÃO: DE 17 à 28 DE OUTUBRO DE 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário