ESCOLA
MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO
PROJETO
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
EDUCAÇÃO
INFANTIL
JUSTIFICATIVA:
De
acordo com o REFERENCIAL CURRICULAR para a educação infantil: “É através da
brincadeira que a criança experimenta descobre, cria e exercita suas
habilidades, tanto psicomotoras quanto cognitivas e afetivas, através da
atividade lúdica que ela estimula a curiosidade, a iniciativa e a
autoconfiança, proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem do
pensamento e da concentração da atenção” Pensando nisto, acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são
ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado
significativo, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da
criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento. Esperamos proporcionar as nossas crianças momentos de convivência
saudável, que se tornem mais afetuosos, aprendam a dividir o espaço e os
brinquedos com os colegas, exercitem o corpo e a mente desenvolvendo a
criatividade e iniciativa. Enfim, que desenvolvam valores importantes na
formação do ser humano.
“O brinquedo ensina qualquer coisa que
complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo,
o brinquedo educativo conquistou espaço na educação infantil. Quando a criança
está desenvolvendo uma habilidade na separação de cores comuns no quebra-cabeça
à função educativa e os lúdicos estão presentes, a criança com sua criatividade
consegue montar um castelo até mesmo com o quebra-cabeça, através disto utiliza
o lúdico com a ajuda do professor.”
(KISHIMOTO, 2001, p.36-37)
OBJETIVO GERAL:
·
Desenvolver
um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa, desenvolvendo o senso
crítico, a socialização, a aceitação a regras impostas pela brincadeira,
espírito cooperativo, etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Aumentar
o repertório de brincadeiras infantis;
·
Participar
de situações de socialização;
·
Registrar
de diferentes formas, o brincar.
·
Desenvolver
a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, ampliando as
possibilidades expressivas do próprio corpo.
·
Aprender
a brincar respeitando regras e limites
·
Desenvolver
a coordenação motora global, fina, ginástica, dança, desenvolvimento da memória
e despertando a curiosidade. (lúdico)
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá
em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas
atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto à incorporação
de valores.
CULMINÂNCIA:
Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças.
APLICAÇÃO:
DE 17 à 28 DE OUTUBRO DE 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário