ESCOLA
MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO
PROJETO
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PRIMEIRO
ANO ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA:
A infância é uma fase de ampliação de
informações, sendo o meio de processar e assimilar vários assuntos e de
entender o mundo, através do brincar de faz de conta.
As crianças se divertem com as brincadeiras e brinquedos, ganhando destaque os jogos de regras que exigem cumprimento de normas, concentração e raciocínio, principalmente o simbólico, em que se assumem papéis. Elas se apropriam dos elementos da realidade e dão a eles novos significados.
A criança é um ser em criação, cada ato é para ela uma ocasião de explorar, descobrir novos conhecimentos, que as levarão a um mundo mais amplo na sua vida em sociedade.
Diante desse contexto educacional e social é muito importante que o educador perceba às reais necessidades das crianças no que diz respeito aos aspectos formativos, cognitivos psicossociais, culturais. Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo. É preciso que a criança aprendam a dividir o espaço e os brinquedos com os colegas, exercitem o corpo e a mente desenvolvendo a criatividade e iniciativa, se apropriar de conhecimentos que a ajudarão agir sobre o meio em que ela se encontra.. Enfim, que desenvolvam valores importantes na formação do ser humano. Faz necessário os educadores resgatarem as brincadeiras e brinquedos que eram passados pelos seus pais e avós, e os que as próprias crianças criam. Dessa maneira elas terão uma vivência muito rica e importante, que estimulará sua criatividade, sua coordenação, ajudando para que ela tenha uma boa aquisição na aprendizagem da escrita e leitura. Sendo necessário conhecer o significado de brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, fazendo uma análise referente ao papel do educador neste processo lúdico, que é fundamental e ainda, os benefícios que o brincar proporciona. Faz se necessário ainda uma abordagem através da contribuição dos brinquedos e brincadeiras para leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança.
As crianças se divertem com as brincadeiras e brinquedos, ganhando destaque os jogos de regras que exigem cumprimento de normas, concentração e raciocínio, principalmente o simbólico, em que se assumem papéis. Elas se apropriam dos elementos da realidade e dão a eles novos significados.
A criança é um ser em criação, cada ato é para ela uma ocasião de explorar, descobrir novos conhecimentos, que as levarão a um mundo mais amplo na sua vida em sociedade.
Diante desse contexto educacional e social é muito importante que o educador perceba às reais necessidades das crianças no que diz respeito aos aspectos formativos, cognitivos psicossociais, culturais. Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo. É preciso que a criança aprendam a dividir o espaço e os brinquedos com os colegas, exercitem o corpo e a mente desenvolvendo a criatividade e iniciativa, se apropriar de conhecimentos que a ajudarão agir sobre o meio em que ela se encontra.. Enfim, que desenvolvam valores importantes na formação do ser humano. Faz necessário os educadores resgatarem as brincadeiras e brinquedos que eram passados pelos seus pais e avós, e os que as próprias crianças criam. Dessa maneira elas terão uma vivência muito rica e importante, que estimulará sua criatividade, sua coordenação, ajudando para que ela tenha uma boa aquisição na aprendizagem da escrita e leitura. Sendo necessário conhecer o significado de brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, fazendo uma análise referente ao papel do educador neste processo lúdico, que é fundamental e ainda, os benefícios que o brincar proporciona. Faz se necessário ainda uma abordagem através da contribuição dos brinquedos e brincadeiras para leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança.
“O brinquedo ensina qualquer coisa que
complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo,
o brinquedo educativo conquistou espaço na educação infantil. Quando a criança
está desenvolvendo uma habilidade na separação de cores comuns no quebra-cabeça
à função educativa e os lúdicos estão presentes, a criança com sua criatividade
consegue montar um castelo até mesmo com o quebra-cabeça, através disto utiliza
o lúdico com a ajuda do professor.”
(KISHIMOTO, 2001, p.36-37)
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira
prazerosa ampliando o repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças,
possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a
dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Criar
brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da
escola assim como também de casa.
·
Desenvolver
o senso crítico, a socialização, a aceitação a regras impostas pela
brincadeira, espírito cooperativo, etc..
·
Desenvolver
a coordenação motora global, fina, ginástica, dança, desenvolvimento da memória
e despertando a curiosidade. (lúdico)
·
Ampliar o
repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com
outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a
aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.
·
· Uso
da linguagem oral para conversar e brincar.
·
·
Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·
·
Participação em situações cotidianas de brincadeiras nas quais se faz necessário o uso da escrita.
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá
em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas
atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto à
incorporação de valores.
CULMINÂNCIA:
Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças.
APLICAÇÃO:
DE 17 à 28 DE OUTUBRO DE 2016
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