quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PROJETO SAÚDE BUCAL EDUCAÇÃO INFANTIL

ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO

PROJETO SAÚDE BUCAL
EDUCAÇÃO INFANTIL


 JUSTIFICATIVA:
    A educação preventiva é o principal método adequado na promoção da saúde bucal, pois a prevenção é a maneira mais econômica e menos desagradável de se cuidar da saúde bucal e com muitas possibilidades de obtenção de resultados satisfatórios. O nosso desafio é implementar uma educação preventiva, atuando educativamente junto à comunidade escolar, promovendo orientações e informações essenciais, para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais.
   Sabe-se, que apesar dos programas de prevenção, e tratamento em saúde bucal, o índice de cárie ainda continua sendo o grande vilão responsável pelos problemas bucais no país todo, isso é resultado da falta de higiene bucal adequada e o consumo excessivo de açúcares que são os principais responsáveis por diversos casos de problemas bucais, que vem afetando o sorriso da população. A escola como uma instituição educacional, responsável pela continuidade da educação, que visa o desenvolvimento integral da criança, tem grande potencialidade de promover ações adequadas que resultem em melhorias na minimização dos problemas de saúde bucal. No entanto, faz-se necessário a atuação efetiva por partes dos educadores que são os maiores agentes multiplicadores de informações e conhecimento, que podem e devem atuar como formadores de opiniões, e na assimilação de informações e mudanças de hábitos e atitudes saudáveis de nossos educandos.

OBJETIVO GERAL:
 Propor na criança hábitos de higiene bucal depois das principais refeições do dia. Estimulando-lhes o interesse em manter a dentição e a boca saudáveis. Tendo em vista a importância da escovação, principalmente nessa fase em troca de dentes e que alguns alunos não gostam de escovar os dentes
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Valorizar os momentos de escovação
 Mostrar a importância da higiene bucal em seu desenvolvimento
 Identificar e visualizar objetos e produtos para higiene bucal
 Reconhecer os diversos meios para a higiene
 Aprendendo a utilizar os objetos e produtos para a higiene
Desenvolver  a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.




AVALIAÇÃO:

Através da participação dos alunos na apresentação teatral, de questionamentos orais e desenvolvimento pratico de debates e discussões na palestra.


CULMINÂNCIA: Palestra com a Dentista do município.




Um comentário:

  1. achei bem interessante esse projeto, vou recomendar para a nossa equipe no colegio particular zona norte sp, tema de utilidade pública para conscientizar os alunos, excelente abordagem, super empenho que tiveram, amei

    ResponderExcluir