quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PROJETO SAÚDE BUCAL 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO DE PANO


PROJETO SAÚDE BUCAL
1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL


 JUSTIFICATIVA:
    O nosso desafio é implementar uma educação preventiva, atuando educativamente junto à comunidade escolar, promovendo orientações e informações essenciais, para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais. A prevenção é a melhor forma de promover qualidade de vida e o bem estar social, pois a saúde bucal interfere diretamente em todo o bem estar do indivíduo. Sendo assim, torna-se fundamental orientar, para que todo cidadão possa estar informado e prevenir-se contra possíveis problemas indesejados
Servirá de conscientização para os educandos e educadores através de teoria fundamentada na prática, voltada especificamente para a higiene bucal. As informações transmitidas e as ações executadas pelos envolvidos neste projeto servirão para minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer não só a saúde física como a bucal, como: a banguelice, as feridas, as cáries, o mau hálito não só na escola, bem como no contexto familiar. No entanto, faz-se necessário a atuação efetiva por partes dos educadores que são os maiores agentes multiplicadores de informações e conhecimento, que podem e devem atuar como formadores de opiniões, e na assimilação de informações e mudanças de hábitos e atitudes saudáveis de nossos educandos.

.


OBJETIVO GERAL:
Atuar e incentivar educativamente nas escolas promovendo ações de educação preventiva e curativa, conscientizando-os da importância em manter-se a dentição e a boca saudável, visando a melhoria na qualidade da saúde bucal de nossas crianças e familiares, gerando melhor qualidade de vida e bem estar geral.


 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

 Reconhecer a importância da escovação dos dentes, para prevenir as cáries;

 Entender a necessidade de se ter bons hábitos de higiene bucal;
 Entender que é preciso usar também o fio dental
       Saber que é preciso visitar regularmente o dentista
 Que cada pessoa precisa ter a sua escova
        Que o “bichinho” que ataca os dentes chama-se cárie.

 Reconhecer quais são os amigos e inimigos dos dentes;
 Demonstrar  as maneiras corretas de escovar os dentes;
 Entender as maneiras corretas para a escovação e prevenção de doenças
 Conhecer os nomes dos dentes e suas funções;
 Compreender a importância de escovar os dentes depois de cada refeição e depois     de comer doces;
 Reconhecer que a saúde começa pela boca e que para ter um sorriso bonito é preciso cuidar dos nossos dentes

AVALIAÇÃO:

Através da participação dos alunos na apresentação teatral, de questionamentos orais e desenvolvimento pratico de debates e discussões na palestra.


CULMINÂNCIA : Palestra com a Dentista do município.




Nenhum comentário:

Postar um comentário